CONSTRUA UMA CASA QUE COMBATA OS VÍRUS

Dicas de Design para Projectar uma Casa que Promova a Saúde e Bem Estar

Design de casa saudável

Em meio à pandemia global a que vivemos nos dias de hoje, as pessoas são exortadas a ficarem em casa de mono a minimizar o crescente contágio pelo coronavírus. Ao se exortar as pessoas a permanecerem na segurança e higiene do ambiente doméstico está-se assumir de antemão que as nossas casas estão livres do Covid19. E, diga-se em abono da verdade, o ambiente doméstico é mais seguros e higiénico que os espaços públicos, dados os cuidados que são tomados todos os dias na convivência doméstica. Já que grande parte da população vai ficar em casa pelo menos nos próximos meses, queremos aproveitar este momento para partilhar estratégias de design que podem ajudar a transformar as nossas casas em bons combatentes, não só contra o Covid19, como contra qualquer vírus e bactéria. A seguir passamos a apresentar algumas  dicas e estratégias de design de casa saudável, que poderão tornar a sua casa numa verdadeira arma contra vírus e bactérias

Design de casa saudável. Projectando uma varanda saudável

Entrada da casa

Durante as nossas caminhadas ao longo do dia, carregamos muita sujidade nas solas dos nossos sapatos, que à partida, não damos a necessária importância. Essa sujidade não é tão inocente quanto gostaríamos de pensar. Nossos sapatos estão sempre arrastando bactérias, pesticidas, metais pesados e outras toxinas por todos os lugares onde passamos. Por essa razão, é importante projectarmos uma entrada que filtre essa sujeira e a impeça de entrar na casa.

Para isso, a primeira dica que trazemos para o design de casa saudável, é a inclusão de uma varanda de entrada, um espaço que cria uma transição entre o interior e o exterior da casa. Os passos que damos nessa varanda em direcção à porta de entrada, ajuda-nos a diminuir a sujidade contida nas solas dos sapatos. Esse processo deverá ser complementado com um bom tapete externo que raspe e retire a sujeira dos sapatos de maneira eficaz contendo assim esses contaminantes nocivos e permitindo que eles sejam removidos com facilidade. Os tapetes externos, que funcionam como a primeira linha de defesa para remover a maior parte da sujeira, também ajudam na segurança, impedindo que o piso fique escorregadio nos dias de chuva e/ou neve, e ajudam a manter o piso muito mais limpo.

A segunda diga para o design de casa saudável, ainda no que concerne à entrada na casa, é inclusão de um hall de entrada/lobby/vestíbolo, que ultimamente tem se negligenciado ao projectarmos as nossas casas. O vestíbulo é um componente bastante importante também para a eliminação dos contaminantes existentes na sola dos sapatos. Nesse vestíbulo, Logo ao abrir a porta, é importante ter um tapete interno para recolher qualquer resíduo remanescente depois de limpar a sola do sapato no tapete exterior. Esse tapete deverá ser grande o suficiente para cobrir toda a largura da porta e deve permitir que você feche a porta atrás de você antes de sair do tapete.

Tendo também em consideração que o ambiente interno da casa (salas, quartos…) deverão ser os ambientes mais limpos, é importante garantir que quem quer que entre na casa, não ande por aí com os seus sapatos espalhando todas toxinas que trás da rua. Assim, o vestíbulo também funciona como um local onde as pessoas que entram na casa retiram os sapatos e os deixam ali guardados durante o tempo que estiverem no interior da casa. É importante também projectar mobiliário adequado para guardar esses sapatos.

Áreas Húmidas – Cozinha e casas de banho

De entre as medidas de combate ao vírus covid19, as pessoas são exortadas a manter as suas roupas no sol durante algum tempo depois de usadas, porque o sol funciona como um agente eliminador de vírus e bactérias. Esta medida pode ser usada para matar vírus e bactérias que comumente habitam as áreas húmidas da casa (cozinha, casa de banho…). Então, a terceira dica para o design de casa saudável é orientar as áreas húmidas da casa de modo a que possam captar raios solares, pelo menos nalgum período do dia, o que judará a eliminar vírus e bactérias. A dica aqui é que você projecte a suas casa de modo a que a cozinha e a casa de banho possam captar principalmente os raios solares da manhã ou do final do dia, que são muito eficazes na eliminação da vírus e bactérias e também são menos fortes, comparando com outros períodos do dia.

Design de casa saudável. Penetração de raios solares nas áreas húmidas da casa
Design de casa saudável. Amplas aberturas permitem a renpvação do ar no interior da casa
Aberturas (janelas)

É comum que o ar dentro de sua casa seja mais poluído que o ar externo. Os ambientes internos, quando o ar não é renovado, ficam cheios de poluentes transportados pelo ar que podem vir de várias fontes, dentre eles os vírus e bactérias. Ademais, a maioria dos itens da casa produzem produtos químicos nocivos que foram usados durante o processo de fabricação. Os esporos de poeira e mofo flutuam discretamente no ar. Sem o movimento adequado do ar, as casas retêm esses poluentes, o que pode causar problemas respiratórios, dores de cabeça e fadiga.

A dica aqui é que você projecte as aberturas da sua casa de modo a permitir uma ventilação cruzada pela casa. Assim, você permite que o ar menos poluído do exterior entre constantemente na casa, expulsando o ar interno que já está cheio de contaminantes.

A ventilação cruzada oferece muitos benefícios não só para você como mas também para o seu bolso. É uma maneira fácil de circular o ar interno e remover poluentes nocivos. Trazer ventilação natural para sua casa pode aumentar seus níveis de produtividade e energia, e fazer a conexão com a natureza trará alegria. Uma outra dica: a ventilação cruzada é uma alternativa saudável para desligar o ar condicionado e economiza na sua conta de energia.

Ambientes construídos pelo homem não precisam necessariamente serem hostis e estéreis. Nossos espaços domésticos podem – e devem – construir relações com à natureza, nos aproximando da nossa própria condição humana, promovendo o nosso bem-estar físico e mental.

Se pretende construir uma casa de qualidade que lhe ofereca conforto fisico e psicologico, bem como proteccao contra doencas, comece por contratar um bom arquitecto.